Guia: Jelq

Popularmente chamado de jelq, mas também é conhecido como milking (ordenha).

Jelq é um exercício cujo a função é forçar a entrada de maiores quantidades de sangue nos compartimento penianos, aumentando a pressão interna e promovendo o "dano controlado" na estrutura do pênis. Grande parte desse dano será reparado durante o sono, resultando no crescimento. Muita intensidade e ausência de dias de descanso afetam o crescimento e a regeneração dos danos causados pelo AP.

Jelqing é uma técnica simples de ser colocada em prática, mas é necessário algumas semanas de execução para aperfeiçoar, coordenadamente, os seguintes critérios: força (pressão) aplicada no pênis, velocidade das repetições e ereções controladas com pouca variação.

:!: Você deve ter conhecimento e esperar o seguinte:

- Sempre fazer o aquecimento antes de começar qualquer exercício de Aumento Peniano (AP).

- O aumento natural do pênis requer tempo. É essencial ser paciente.

- Nos primeiros dias, é normal sentir cansaço e dores musculares nos braços e ante-braços.

- Você pode desenvolver manchas ou pontos vermelhos ("capilares estourados") ou inchaço abaixo da glande ("efeito rosquinha").

- Após a sessão de jelq, você provavelmente notará que o pênis ficou maior e mais pesado que o normal. Esse efeito é temporário, assim como a possibilidade de retração pós-treinamento. Se a retração persistir por várias horas, descanse por alguns dias.

- O crescimento é variável entre os indivíduos. Com jelq, é possível aumentar tanto o comprimento quanto a circunferência.

- No início é comum sentir excitação, vontade de ejacular e ereções altas. Quando isso acontecer, relaxe por alguns segundos até voltar ao normal. Com o decorrer do tempo, a constante prática acostumará o pênis/corpo e não terá mais esse inconveniente.

- É preferível fazer o jelq em pé.

- Evite fazer o jelq com o pênis 100% ereto.

Posição das mãos:

1) "Underhand": a palma da mão fica apontada para cima, em direção do teto.
2) "Overhand": a palma da mão fica apontada para baixo, em direção do chão.

Posição dos dedos:

1) "O Grasp" ou "OK-grip": consiste no abraçamento completo do pênis com o dedo indicador e o polegar.

2) "Pincher Grasp": o polegar é posicionado na parte inferior do pênis e o dedo indicador na parte superior. Ambos os dedos ficam horizontalmente posicionados.

3) "U-grip": é similiar ao OK-grip feito em underhand, porém os dedos não fazem contato. O objetivo é focar a pressão dos dedos nas laterais do pênis e evitar a parte superior, onde há a presença de nervos e da veia dorsal peniana.

4) "C-grip" ou "Inverted U-grip": é similiar ao OK-grip feito em overhand, porém os dedos não fazem contato. O objetivo é focar a pressão dos dedos nas laterais do pênis e evitar a parte inferior, onde há a presença da uretra e do tecido esponjoso que a reveste (CS).

Importante: O posicionamento das mãos e dos dedos é de menor importância, se compararmos com a velocidade das repetições, força aplicada no pênis e level de ereção. O posicionamento vai do gosto e da adaptação, que varia de pessoa para pessoa. Se você não se sentir confortável com uma posição, tente outra.

Execução do Jelq:

Com as mãos e os dedos devidamente posicionados, force o sangue através do pênis parcialmente ereto (de 40% até 80% de ereção). Comece na base até o fim do corpo peniano, descontinuando a repetição pouco antes da glande. Indiferente do tipo ou posicionamento, sempre execute o jelq horizontalmente alinhado com o chão e verticalmente alinhado com o corpo. O jelq nunca deve ser aplicado na glande (cabeça).

No caso do jelq lubrificado (wet jelqing), as duas mãos serão usadas de forma alternada. Assim que a mão direita chegar no seu destino, pouco antes de glande, a mão esquerda deve ser posicionada na base do pênis, para começar a repetição de número 2. Libere a pressão da mão direita apenas depois de aplicada a pressão com a mão esquerda. Assim que tirar a mão direita, comece a repetição com a mão esquerda.

Seja no jelq lubrificado ou no jelq seco, cada repetição deve ter duração mínima de 3 segundos, ou seja: da base do pênis até o ponto final da repetição deve durar no mínimo 3 segundos.

Jelq Lubrificado/Molhado (Wet Jelqing):

É necessário a aplicação de um lubrificante em toda superfície peniana e em ambas as mãos. Se você é uma pessoa não-circuncidada, faça as repetições de jelq com a glande coberta pelo prepúcio.

Vídeo e fotos do Jelq Lubrificado

Lubrificantes: KY ou qualquer lubrificante sexual, vaselina, óleo de coco, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de soja, óleo ou manteiga de karité, óleo de cacau, gel de ultrassom e etc.

Benefícios: Mais fácil de ser executado e aperfeiçoado em comparação com o jelq seco (minha opinião).

Importante: Evite o uso de qualquer tipo de sabão ou shampoo como lubrificante, pois as chances de causarem irritação e ressecamento da pele são grandes.

Jelq Seco (Dry Jelqing):

Não é utilizado nenhum tipo de lubrificante ou emoliente. Neste tipo de jelq, é recomendado a utilização de apenas uma mão. Trocar de mão apenas quando sentir cansaço. O princípio é o mesmo do jelq lubrificado, porém agora o "deslizamento" é de responsabilidade da pele. É importante não perder o contato dos dedos com a pele durante toda a sessão.

Para possibilitar a repetição completa através dos corpo inteiro do pênis, tem que agarrar o pênis no meio (com o prepúcio retraído, com a glande aparente). Se agarrar diretamente na base do pênis, não haverá pele suficiente para chegar até o ponto final.

Ao posicionar os dedos no meio do pênis, com a glande aparente, não aplique a pressão ainda. Movimente a mão para a base do pênis para aplicar a pressão e começar a repetição.

Ao chegar perto da glande, alivie a pressão dos dedos para retornar, com esta mesma mão, para voltar a posição até a base novamente e começar a repetição número 2.

Vídeo e fotos do Jelq Seco

Benefícios: Não precisa se preocupar com a limpeza do lubrificante e não promove a descoloração superficial da pele peniana. Acredita-se que o jelq seco seja mais eficaz para promover ganhos em circunferência, quando comparado com o jelq lubrificado.

Importante: Jelq seco não é recomendado para iniciantes. Por senso comum, o jelq seco é considerado mais intenso que o jelq lubrificado. Recomendaria a prática de jelq lubrificado por 2 meses antes de substituir ou adicionar o jelq seco em sua rotina.

:up: Leitura recomendada:
Glossário e abreviações
Informações básicas
Como medir o seu pênis
Indicadores fisiológicos (PI)
Rotina para Iniciantes


Start 6.8” x 4.7” (4.9" BEG)

Latest 8.2” x 5.1” (5.3" BEG)

My pictures


Last edited by Lenny : 07-20-2016 at .